LADETEC na 9ª SIAC/UFRJ

Entre os dias 15 e 21 de outubro, aconteceu na UFRJ  a 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ conhecida como SIAC. O evento reuniu a 40ª Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC)15º Congresso de Extensão, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/UFRJ)10ª Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé e a 5ª Jornada de Formação Docente – PIBID.

Orientada pelo tema geral “Ciência para a redução das desigualdades”, foram apresentados 5.605 trabalhos em diversos formatos: oral, pôster, e-pôster, oficina, instalação, minicurso, vídeo, exposição artística e performance. O LADETEC participou ativamente do evento tanto com apresentações como visitas técnicas.

O aluno Rafael Sales Xavier apresentou dois trabalhos: “Avaliação de figuras de mérito para caracterização de compostos polares em petróleos brasileiros por espectrometria de massas de alta resolução” e “Especiação de compostos polares em petróleos do pré e pós-sal utilizando espectrometria de massas de alta resolução”. Ambos  tem o objetivo de caracterizar compostos oxigenados, nitrogenados e sulfurados em amostras petróleos do pré e pós-sal e avaliar a repetitividade e precisão intermediária utilizando HRMS-Orbitrap. Realizado no LAGOA em conjunto com as professoras Gabriela Vanini e Débora de Azevedo.

     

* * *

Outro trabalho apresentado foi uma colaboração entre os laboratórios LABMOPS, LBCD e LAPAA. Apresentado pela aluna Maria Paula Teixeira, analisa o perfil esteroidal e hematológico em atividade física intensa, é orientado pela professora Luciana Pizzatti.

* * *

Representando também o LAGOA, o aluno Pedro Alberto Curcio Machado, chegou a semi-final da JIC nas apresentações orais com o trabalho “Avaliação de figuras de mérito na quantificação de classes de hidrocarbonetos em petróleos brasileiros utilizando cromatografia gasosa bidimensional abrangente”.

O objetivo foi avaliar a precisão e exatidão da semi-quantificação de classes de hidrocarbonetos em petróleo bruto utilizando cromatografia gasosa bidimensional abrangente acoplada a espectrometria de massas por tempo de voo (GC×GC-TOFMS). O método avaliado mostrou ótima precisão (< 15%) para a grande maioria das classes de hidrocarbonetos analisadas. A exatidão também mostrou-se adequada (± 30%) para a maioria das replicatas dos analitos analisados. Desse modo, o método analítico pode ser aplicado para a caracterização molecular e semi-quantificação de classes de hidrocarbonetos em petróleo bruto, importantes para poder prever a melhor aplicação dessa complexa matriz energética em todas as etapas da produção petrolífera. O aluno é orientado pela professora Débora Azevedo e co-orientado por Dayane Magalhães Coutinho, Daniela França e Gabriela Vanini. Vinicius Barreto Pereira participou como co-autor.

* * *

Além das apresentações, o LADETEC recebeu visitas guiadas pelos alunos do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD). Os alunos dos cursos de farmácia, química e engenharia química tiveram um tour completo pelas instalações e aprenderam um pouco a rotina do laboratório, desde o recebimento da amostra até a consolidação de laudos.

A visita foi inteiramente organizada, planejada e executada pelos alunos  Rebecca Matos, Ana Luiza Habigzaug, Suanny Abreu, Estéfany Prado, Geovana Gomes, Guilherme Rempto, Vanessa Farelo e Clarisse Baptista. Ao final os visitantes ainda participaram de uma dinâmica para descobrir se um resultado era positivo ou não.

O LADETEC tem orgulho de seus alunos e parabeniza a todos pelos trabalhos desenvolvidos e apresentados. #issoéLADETEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.