LABORATÓRIO BRASILEIRO DE
CONTROLE DE DOPAGEM

SOBRE

O LBCD constitui um amplo espaço acadêmico, com modernas instalações e equipamentos de última geração destinados à formação de profissionais de excelência. Além das diversas linhas de pesquisa desenvolvidas, o LBCD realiza análises destinadas ao controle de dopagem, fundamental na promoção da ética desportiva e condições de igualdade entre competidores.
Responsável pelo controle de dopagem das Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016, Jogos Pan-Americanos 2007 e de outros eventos, é o único laboratório no Brasil acreditado pela Agência Mundial Antidopagem (WADA-AMA).

GALERIA

Completo. Gigante. Único.
Conheça mais sobre nossos laboratórios associados.

Coordenação

Henrique Marcelo Gualberto Pereira

Coordenador do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD - LADETEC / IQ - UFRJ), laboratório acreditado pela World Antidoping Agency (WADA). Possui Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Química - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química Analítica e Toxicologia Analítica, com ênfase em controle de dopagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Dopagem no esporte, cromatografia gasosa, cromatografia líquida, análise de resíduos em matrizes biológicas e Espectrometria de Massas e análise de proteínas por ensaios biológicos. Em 2008 tornou-se membro afiliado da World Association of Anti-Doping Scientists (WAADS). Pesquisador Nível 2 (CNPq - 2010 a 2016). Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ - entre 2012 e 2015). 

 

 

 

 

Monica Costa Padilha

Vice-Coordenadora do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD - LADETEC / IQ - UFRJ), laboratório acreditado pela World Antidoping Agency (WADA)Possui Doutorado em Química Orgânica pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Farmacêutica formada pela UFRJ (2003). Atualmente, é Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da UFRJ. Tem experiência na área de análise de resíduos, fármacos e / ou metabólitos em fluidos biológicos e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. Desde 2005, atua como responsável pela análise de agentes anabólicos no Laboratório de Controle de Dopagem (LBCD) do Instituto de Química da UFRJ.