Diariamente são desenvolvidos no LADETEC pesquisas e serviços com um alto nível de qualidade. Sua grandeza permite uma versatilidade que poucos laboratórios do Brasil possuem. Explore tudo o que podemos oferecer a você!

PESQUISA

São mais de 30 anos desenvolvendo pesquisas e formando alunos do técnico, graduação e pós-graduação, tornando o LADETEC um centro difusor de conhecimento. Veja nossas pesquisas e sinta-se à vontade para entrar em contato para parcerias e colaborações.

Desenvolvimento de métodos analíticos - Desenvolvimento de métodos para detecção de agentes dopantes, com ênfase nas técnicas de espectrometria de massas e cromatografia.

Estudo do metabolismo de xenobiontes - Busca de melhores alvos analíticos, observando padrões metabólicos estabelecidos e utilizando modelos alternativos ao humano.

Estudo do perfil de excreção de hormônios endógenos - Avaliações estatísticas das concentrações urinárias e sanguíneas de hormônios ou biomarcadores. Estabelecimento de intervalos de referência e limites de decisão para configuração de administrações exógenas.

Geoquímica orgânica molecular de petróleo e ambiental - Utilização de biomarcadores fósseis em estudos de origem biogênica ou antropogênica de matéria orgânica de diferentes matrizes,  como sedimentos recentes, atmosfera, água, rochas sedimentares e petróleo.

Petroleômica - A ciência dedicada à caracterização química do petróleo é conhecida como "Petroleômica”. O óleo cru é considerado uma das misturas orgânicas mais complexas do mundo e tem um grande valor econômico associado. Por isso, é essencial estudar o petróleo e suas frações a nível molecular afim de correlacionar e predizer suas propriedades físicas e químicas.

Caracterização química molecular de petróleo e seus derivados - Análise de compostos individuais, com identificação e quantificação de hidrocarbonetos e compostos polares de amostras brutas.

Caracterização química molecular de bio-óleos, seus derivados e combustíveis de biomassa - Análise qualitativa e/ou quantitativa de compostos individuais, hidrocarbonetos e os polares de amostras brutas.

Cromatografia - Aplicação da técnica de cromatografia gasosa de alta resolução na solução de problemas de separação de substâncias orgânicas volatilizáveis em diferentes matrizes.

Espectrometria de Massas - Aplicação da técnica de espectrometria de massas de baixa e alta resolução na solução de problemas de identificação de substâncias orgânicas.

Análises de ambientes urbanos e rurais - Determinação de HPA, pesticidas, micropoluentes e contribuição antrópica em água, solos e sedimentos.

Avaliação do impacto ambiental de derramamentos de petróleo - Determinação de constituintes de petróleo em amostras ambientais.

Estratigrafia molecular

Paleodinâmica de bacias sedimentares

Estudos de Sistemas Petrolíferos

Prospecção de petróleo

Explotação (produção) de petróleo

 

Análise de resíduos de medicamentos em alimentos - Desenvolvemos métodos para análise de susbtâncias que fazem parte do escopo do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) do MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - para garantir a qualidade dos alimentos.

Análise de substâncias com atividades farmacológicas em fluidos biológicos de animais - Desenvolvemos métodos para análise de substâncias que são utilizadas em equinos objetivando o controle de dopagem nesses animais.

Elucidação estrutural de compostos orgânicos - Aplicação da espectrometria de massas para determinação estrutural e fórmula molecular de produtos de sínteses, produtos naturais e de alimentos.

Desenvolvimento de métodos analíticos - Criação de métodos por técnicas hifenadas para determinação de componentes de amostras de diferentes matrizes.

Química Analítica - Monitoramento do ar de compostos orgânicos voláteis (COVs) e compostos orgânicos semi-voláteis (COSV) no ar, água, solo e óleos (petróleos).

Geoquimica - Caracterização de biomarcadores em óleos de diferentes ambientes deposicionais.

Química atmosférica - Monitoramento da qualidade do ar em ambientes fechados e abertos.

Estudo do metabolismo de agentes anabólicos.

Metabolômica aplicada a agentes anabólicos.

Avaliação do perfil esteroidal endógeno de atletas e esportistas.

Avaliação dos níveis hormonais, por cromatografia líquida e gasosa acoplada a espectrometria de massas, na Síndrome de Cushing.

Busca de novos biomarcadores para diagnóstico da Síndrome de Cushing sub-cliníca.

Estudo metabolômico e investigação de marcadores químicos em doenças relacionadas ao distúrbio do metabolismo humano - Busca de novos marcadores químicos para diagnóstico rápido e simples de doenças de depósito lisossomal, como mucopolissacaridoses e doença de Pompe, empregando a cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas de alta resolução.

Técnicas de ionização ambiente na espectrometria de massas - Desenvolvimento e aplicação de fontes de ionização ambiente na espectrometria de massas para análise direta de diferentes tipos de amostras.

Metabolômica aplicada à de produtos naturais e alimentos - Estudo de desreplicação de produtos naturais e alimentos empregando técnicas modernas de análise e tratamento de dados, como as Redes Moleculares.

Prospecção de biomarcadores - Uso de técnicas proteômicas estado-da-arte para identificar biomarcadores de determinados estados biológicos e em doenças.

Prospecção de biomoléculas - Uso de técnicas proteômicas estado-da-arte para identificar biomoléculas que apresentam interesse biotecnológico.

Desenvolvimento de metodologias em proteômica - Desenvolvimento de novas metodologias para a identificação e quantificação de proteínas e peptídeos por cromatografia líquida e espectrometria de massas, detecção de modificações pós-traducionais e fracionamento de peptídeos e proteínas.

Proteômica quantitativa - Implementação de técnicas proteômicas estado-da-arte para quantificação relativa e absoluta de proteínas.

Estudo de modificações pós-traducionais - Implementação de técnicas proteômicas estado-da-arte para detecção e quantificação de modificações pós-traducionais.

 

Identificação de Biomarcadores por estratégias ômicas em fluidos biológicos

Doenças Neurodegenerativas e exossomos

Fisiologia Molecular do Esporte

Biologia Molecular no Controle de dopagem

Análise de tetraglicosídeo - O tetraglicosídeo é um biomarcador da doença de Pompe que além de ser uma ferramenta auxiliar no diagnóstico da doença serve como marcador de tratamento.

Análise de glicosaminoglicanos - os glicosaminoglicanos são biomarcadores das doenças conhecidas como mucopolissacaridoses e são utilizados para auxilio diagnostico e monitoramento de terapia de reposição enzimática

Análise de pterinas - a quantificação de pterinas - avaliação do perfil das mesmas é fundamental no diagnóstico da fenilcetonuria atípica uma doença que se não tratada leva a retardo mental entre outros sintomas, o LABEIM é o primeiro laboratório brasileiro a padronizar esta análise.

Zebrafish: modelo alternativo de investigação do metabolismo humano- Em muitos casos, o estudos de metabolismo de fármacos em humanos podem enfrentar um gargalo ético importante, especialmente para substâncias ainda não aprovadas. Um modelo emergente para a avaliação do metabolismo é o peixe-zebra, devido à elevada ortologia das enzimas hepáticas com os seres humanos. Um estudo contínuo de validação do modelo a aplicação para os diferentes objetivos da química analítica e farmacologia é realizado no LPDI.

Análise Abrangente por Espectrometria de Massas de Alta Resolução - Estratégias baseadas em abordagens com alvos específicos na etapa de processamento de dados é o meio mais comum de interpretar resultados obtidos por cromatografia líquida e espectrometria de massas, o que significa que apenas um número limitado de analitos são considerados na interpretação de um resultado. Nesse projeto, estratégias empregando estatística multivariada e diferentes softwares com abordagem metabolômica são utilizados para avaliação e determinação de populações de referência e identificação de alvos analíticos ainda não descritos.

Desenvolvimento de métodos analíticos para o controle antidopagem, saúde humana e veterinária - Desenvolvido e validação para a análise simultânea de peptídeos e moléculas orgânicas através de diferentes alternativas de preparação de amostras: extração em fase sólida, líquido-líquido e análise direta da matriz. Detecção por cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massa. O desenvolvimento dos métodos são realizados com rigor analítico para a detecção e caracterização dos analitos através da aquisição simultânea no modo de ionização positivo e negativo para FULL-MS, fragmentação de todos os íons e FULL-MS/MS2.

Análise de drogas de abuso e substâncias controladas - Análise qualitativa e quantitativa de drogas de abuso como cocaína, maconha, dentre outras e seus componentes químicos remanescentes dos processos de refino e fabricação. Identificação de materiais apreendidos e comercializados por via eletrônica, visando a identificação de seus componentes e possíveis adulterações.

Análise química de amostras de inalantes - Determinação do perfil químico de amostras de inalantes com o objetivo de correlacionar dados de apreensão com possíveis rotas de origem geográfica de consumo, produção e venda.

+ 70

alunos em formação

+ 230

alunos formados

+ 250

artigos publicados

+ 25 MIL

amostras analisadas

SERVIÇOS

Alguns de nossos laboratórios oferecem serviços de qualidade, para suprir demandas especificas da comunidade científica, privada e/ou industrial. Temos uma ampla experiência em diferentes tipos de análises, confira abaixo nossos serviços por laboratório associado.

Para amostras recolhidas em competição, o painel de análises a serem efetuadas rotineiramente pelo laboratório inclui:

  • Estimulantes (inclusive cocaína);
  • Anabolizantes);
  • Narcóticos/analgésicos;
  • Diuréticos e agentes mascarantes;
  • Hormônios e Moduladores Metabólicos;

Opcionalmente, a pedido específico do cliente, as seguintes classes de drogas também podem ser monitoradas:

  • Beta-bloqueadores;
  • Corticosteróides;
  • Anestésicos locais;
  • Alcool;
  • Eripropoietina recombinante e outros epoietinas;
  • Passaporte Biológico;
  • hGH;

Para amostras recolhidas fora de competição, o painel de análises inclui (salvo solicitação específica) somente:

  • Anabolizantes;
  • Diuréticos e agentes mascarantes;
  • Hormônios peptídicos (hCG, LH).
  • Hormônios e Moduladores Metabólicos;

ATENÇÃO: Por determinação do COI (Comitê Olímpico Internacional) e da Agência Mundial Antidoping (AMA), todos os resultados analíticos adversos também serão comunicados às Federações Internacionais, ao próprio COI e à AMA. Em caráter extraordinário é possível analizar medicamentos e suplementos nutricionais.
A legislação brasileira de controle de dopagem encontra-se na página do
ABCD, bem como a lista atualizada de substâncias proibidas.

Controle de dopagem de urina e plasma de cavalos de corrida - Análise cerca de 500 substâncias dentre as quais substâncias que fazem parte das listas da Fédération Equestre Internationale (FEI) e Racing Commissioners International (ARCI), em amostras de urina e sangue equinos por CL-EM visando o controle de dopagem em cavalos de corrida.

Análise de anabolizantes em urina animal - Análise resíduos de agentes anabólicos em amostras de urina animal por CL-EM/EM e/ou CG-QqQ com o objetivo de dar suporte aos programas de monitoramento de resíduos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que atestam a qualidade do alimento comercializado internamente e exportado para os diversos parceiros comerciais do país.

Análise química e cromatografia de aminoácidos em papel para triagem de erros inatos do metabolismo - avaliação por testes químicos qualitativos, a presença em urina, de aminoácidos, cetoácidos, açúcares e glicosaminoglicanos

Cromatografia em papel de aminoácidos - análise semi-quantitativa de aminoácidos

Pesquisa de oligossacaridoses e mucopolissacaridoses - avaliação por cromatografias de oligossacarideos, sialooligossacarídeos e glicosaminoglicanos perfis sugestivos de doenças de depósito.

Determinação de micro volume pelo método gravimétrico

  • Calibração de : Micro pipeta
  • Calibração de :  Micro seringa

Determinação de volume pelo método gravimétrico

  • Calibração de : Pipeta automática
  • Calibração de : Pipeta automática multi-canal
  • Calibração de : Pipeta volumétrica e graduada
  • Calibração de : Picnômetro
  • Calibração de : Seringa
  • Calibração de : Bureta
  • Calibração de : Balão
  • Calibração de : Becker
  • Calibração de : Erlenmeyer
  • Calibração de : Proveta
Mais informações aqui.

Amostragem de compostos orgânicos no ar - Amostragem com cartuchos de carvão e XAD de compostos orgânicos volteeis através de bombas de baixo volume. Amostragem de compostos orgânicos semi voláteis com filtro de quartzo com bombas de alto volume.

Análise do Compostos Orgânicos no ar - Análise do ar por Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas CG-EM e técnicas afins.

Amostragem de solo - Amostragem usando trado e/ou poço.

Análise de Compostos Orgânicos no solo e/ou sedimento - Análise do ar por Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas CG-EM e técnicas afins.

Análise de óleo - Análise de biomarcadores por CG-EM.

Caracterização de matrizes complexas - Determinação dos componentes orgânicos de amostras através de técnicas cromatográficas acopladas a espectrometria de massas e espectrometria de massas de -alta resolução.

Cursos e treinamentos em cromatografia e espectrometria de massas - Elaboração de cursos de cunho teórico-prático para comunidade acadêmica englobando diferentes técnicas cromatográficas e espectrometria de massas.

Análise de contaminantes e subprodutos - Descriminação de compostos indesejados em óleos, solventes, combustíveis e produtos de reação utilizando diferentes técnicas de espectrometria de massas acopladas ou não a cromatografia.

NEMO é a união de professores e pesquisadores do LADETEC/IQ com o objetivo de fomentar a pesquisa, ensino e extensão oferecendo serviços de análises nas áreas ômicas e de espectrometria de massas. Conta com um moderno parque tecnológico e um rigoroso controle de qualidade entregando resultados confiáveis e reprodutíveis.

Confira aqui tudo o que o NEMO pode oferecer para sua pesquisa.

Geoquímica Forense - Avaliação geoquímica de petróleos e derivados quanto à origem, maturação e grau de biodegradação, através do estudo da composição qualitativa e quantitativa dos biomarcadores presentes, e correlação com casos de adulteração, desvios de material e acidentes ambientais. Busca de novos marcadores químicos.

Análise de Drogas de Abuso e Designer Drugs - Análise qualitativa e/ou quantitativa de amostras de drogas de abuso/designer drugs (Perfil Químico - Fingerprinting) através de técnicas cromatográficas acopladas a espectrometria de massas e espectrometria de massas de ultra-alta resolução (Orbitrap-MS).

Análise de adulteração de combustíveis e derivados - Análise qualitativa e/ou quantitativa de amostras de combustíveis e derivados com suspeita de adulteração. Utilização de planejamento experimental e métodos quimiométricos classificatórios para gerar resultados mais rápidos e confiáveis.

Adulteração de bebidas - Análise qualitativa e/ou quantitativa de amostras de bebidas com suspeita de adulteração na composição química. Utilização de planejamento experimental e métodos quimiométricos classificatórios para gerar resultados mais rápidos e confiáveis.