LABORATÓRIO DE ERROS INATOS
DO METABOLISMO

SOBRE

O LABEIM é um laboratório multidisciplinar, referência no estado do Rio de Janeiro no diagnóstico e pesquisa de doenças metabólicas. Criado em 1988, trabalha nas áreas de química, bioquímica e genética clínica. É um dos poucos laboratórios do Brasil que realiza as análises de 7- desidrocolesterol (Sindrome de Smith-Lemli Opitz) e ácidos orgânicos (acidúrias orgânicas), e o único no país que quantifica tetraglicosídeo (Doença de Pompe) e pterinas (fenilcetonúria atípica). O laboratório atende principalmente a população de baixa renda e recebe amostras da maioria dos hospitais do estado.

GALERIA

Completo. Gigante. Único.
Conheça mais sobre nossos laboratórios associados.

Coordenação

Maria Lúcia Costa de Oliveira

Maria Lucia Costa de Oliveira, Química Industrial, com mestrado e doutorado no Programa de PG em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora adjunta aposentada do Departamento de Bioquímica do IQ da UFRJ. Co-orientou Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, além de ter orientado inúmeros trabalhos de Iniciação Cientifica e de Conclusão de Curso em Bioquímica. Recebeu 12 Homenagens entre 1987 e 1998 no Instituto de Química e Prêmio como Destaque Acadêmico do Centro de Ciências Matemática e da Natureza em 2008. Responsável pelo Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo (LABEIM) desde 1986   coordenando inúmeros projetos de pesquisa e extensão nesta área. 

 

Fernanda Bertão Scalco

Professor Adjunto do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Mestre em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Doutor em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Pós-doc em Biologia Molecular pelo National Institute of Health (2004). 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS