Aconteceu no LADETEC Março 2023

Acontece tanta coisa nesse laboratório que fica difícil acompanhar! Por isso vamos reunir no final de cada mês as principais notícias, lançamentos, eventos, participações, palestras e outros assuntos do LADETEC & LA. Confira abaixo o que aconteceu em Março de 2023:

ALUNA DO NAF SE DESTACA EM APRESENTAÇÃO DA PRH

O NAF apresentou seu trabalho na Reunião Anual de Avaliação 2022 do Programa Recursos Humanos (PRH) da Agência Nacional de Petróleo (ANS) para o Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (RAA 2022), evento ocorreu no dia 28/03 no hotel Windsor localizado no Flamengo.

A reunião é o encontro de todos os PRH do Brasil onde são selecionados de cada programa um bolsista para apresentação oral e dois para apresentações em formato de pôster. A seleção é baseada na qualidade e amadurecimento do trabalho.

Com o título “Avaliação do perfil químico molecular de petróleos brasileiros aplicados no monitoramento de crimes ambientais em estudos forenses”, a aluna de mestrado Flávia Rodrigues fez sua apresentação oral regada de elogios dos presentes. Ela desenvolve o projeto desde a sua graduação e se sentiu “muito orgulhosa pelo trabalho ter sido escolhido para apresentação oral, representando o PRH 20.1, do IQ-UFRJ”.

Para nós não é surpresa a escolha, visto a importância e dedicação que nossos alunos e professores entregam para cada projeto. A todos os alunos e docentes da PRH 20.1 do IQ-UFRJ parabéns pelo trabalho desenvolvido e que venha mais um ano de realizações e muita pesquisa.

1° Workshop de Espectrometria de Massas SCIEX e LaConQ/LADETEC

Foi realizado no dia 23/03 o 1º Workshop de Espectrometria de Massas SCIEX e LaConQ/LADETEC. Esse foi o primeiro projeto de parceria que contou com uma programação de palestras sobre tecnologias de LC-MS/MS. Dentre os palestrantes estavam representantes do LaConQ, Fiocruz e da Universidade de Montpellier da França. Com um dos objetivos de fortalecer a parceria institucional entre o LaConQ e a SCIEX Brasil, a manhã foi repleta de aprendizados e networking.

Para Nathália Zúniga, médica veterinária que atua no LaConQ, o conteúdo de excelência disseminado nesse e em futuros eventos promovidos por ambas as instituições possibilitará o desenvolvimento de estudiosos interessados nas técnicas da espectrometria de massas. É “um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos”, afirma sobre a importância do Workshop para o LADETEC, “permite divulgar a potência do que a universidade brasileira constrói e firmar parcerias importantes para o desenvolvimento e manutenção do nosso laboratório”.

Para o futuro espera-se eventos com novos formatos, inclusive prático para fomentar ainda mais a ciência e essa parceria que já é um sucesso.

LBCD participa de congresso internacional

Aconteceu neste mês o Manfred Donike Workshop, um dos congressos mais tradicionais do sistema antidopagem realizado anualmente na cidade de Cologne, Alemanha. O evento é um dos mais estimados dentro de sua área de atuação e tem sua participação limitada a representantes dos laboratórios acreditados pela World Anti-Doping Agency (WADA).

O LBCD participou com quatro representantes e aprensentou seus trabralhos para toda a comunidade. Foram dias de aprendizado e troca de experiências, pois é nesse ambiente que se discute o futuro do sistema antidopagem. Para o coordenador do LBCD, Professor Henrique Marcelo, o desafio é ” conseguir antecipar as estratégias que indubitavelmente surgirão para escapar das ferramentas que temos hoje. Isso inclui não apenas novas substâncias, mas também novos protocolos de administração e métodos que, direta ou indiretamente, tem o potencial de aumentar o desempenho atlético. Esse desafio será melhor enfrentado através da agregação de conhecimentos de áreas correlatas, criando um sinergismo que acelerará a adoção de práticas cada vez mais eficientes e abrangentes.”

COORDENADOR DO LBCD SE TORNA PRESIDENTE DE IMPORTANTE ASSOCIAÇÃO CIENTíFICA

Falando no coordenador do LBCD, entre os destaques do evento está a nomeação dele ao posto de Presidente da World Association of Anti-Doping Scientists (WAADs) . Tal acontecimento segue uma trajetória de participações brasileiras nas instituições científicas anti-dopagem, seja por meio de discursos ou apresentação de projetos desenvolvidos em seus grupos de pesquisa.

A World Association of Anti-Doping Scientists (WAADs) é considerada uma voz representativa de analistas e pesquisadores em diferentes espaços de discussão ao redor do mundo, reunindo demandas e manifestações do ecossistema de especialistas em atividades laboratoriais antidopagem. Para o coordenador sua indicação é reflexo direto “da evolução do Sistema Brasileiro Antidopagem como um todo, e principalmente é um reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido pela equipe do LBCD”.

Dentre os desafios do novo cargo o professor destaca a representação nos fóruns e “ aumentar a interatividade entre os associados da WAADs, fazendo com que os laboratórios trabalhem harmonicamente como uma rede. Como resultado espera-se tornar cada vez mais evidente o papel central dos laboratórios no Sistema Antidopagem Internacional.”