Pré-Seleção Doutorado NAL/Fiocruz

Núcleo de Análises de Alimentos (NAL) está pré-selecionando candidatos para vagas no programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), parceiro do NAL.

O objetivo é selecionar interessados nos temas disponíveis e que serão trabalhados no NAL e LAABBM. Ao todo são 8 temas com requesitos diferentes para cada um deles. Abaixo se encontra os requesitos gerais e específicos de acordo com tema escolhido. Após a pré-seleção o candidato irá participar da seleção do programa.

Requisitos Gerais:

• Independência Científica;
  • Habilidade para trabalhar em equipe;
  • Fluência na língua inglesa (escrita);
  • Possuir graduação (especificação abaixo);
  • Possuir título de Mestre;
  • Publicações de artigos científicos.
[TEMA 1] Metagenômica para análise da população de bactérias patogênicas e resistoma bacteriano na carne in natura do Estado do Rio de Janeiro

• Graduação em qualquer área.
[TEMA 2] Redução de sódio em produtos ready-to-eat utilizando métodos não térmicos emergentes

Requisitos

• Graduação na área de alimentos;
  • Pelo menos um artigo como primeiro autor.
[TEMA 3] Segurança de embalagens de alimentos: potencial de migração de microplásticos provenientes de embalagens de alimentos para viagem e embalagens plásticas para micro-ondas

Requisitos

• Graduação nas áreas de química, polímeros, engenharia química, engenharia de alimentos, ciência dos alimentos ou áreas correlatas;
  • Necessário ter experiência prévia com embalagens de alimentos diversos, polímeros, caracterização de materiais, técnicas analíticas como FTIR, microscopia de fluorescência e/ou scanning eléctron microscope (SEM), cromatografia (líquida e gasosa), espectrometria de massas, HRAM techinques.
[TEMA 4] Desenvolvimento de uma metodologia analítica para a determinação de aminas biogênicas em cervejas artesanais empregando LPME e CG-MS

Requisitos

• Graduação em química e alimentos;
  • Mestrado na área de cromatografia.
[TEMA 5] Uso de proteínas e polissacarídeos no transporte de compostos bioativos e/ou antimicrobianos naturais aplicados em alimentos

[TEMA 6] Quimiometria aplicada ao controle de qualidade de alimentos

• Graduação em qualquer área.
[TEMA 7] Métodos de controle de aminas bioativas em queijo maturado e efeito na dieta sobre o perfil inflamatório e tendência a cancêr em modelo de camundongo in vivo

Requisitos

• Mestrado em nutrição, ciência de alimentos ou áreas correlatas.
[TEMA 8] Metagenoma e resistência antimicrobiana do microbioma intestinal de aves

Requisitos

• Sem requesitos específicos.

Interessados (as), favor enviar e-mail com o título DOUTORADO FIOCRUZ 2021, informando o tema de interesse e anexando Currículo Lattes , histórico escolar (graduação e mestrado), carta de intenção e contato (whatsapp e Skype) para nal.ufrjadm@gmail.com até 22/08/2020.

As entrevistas para seleção ocorrerão por Skype nos dias 25/08 e 26/08