Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem comemora 30 anos de atividade

Nessa sexta-feira, dia 29/11, em evento realizado no auditório do Bloco C do polo de Química, foi celebrada uma solenidade em homenagem aos 30 anos de funcionamento do LBCD, atualmente o único laboratório de controle de dopagem acreditado pela Agência Mundial Anti-Doping (WADA) da América Latina.

Fundado em 1989 como LAB DOP, foi o primeiro laboratório de uma Universidade Pública a receber a acreditação ISO 17025. Além disso, durante a campanha de candidatura para os Jogos Olímpicos de 2016, o já rebatizado e renovado, LBCD foi peça importante por sua acreditação mediante ao COI o que privilegiou e garantiu o sucesso do pleito brasileiro.

A solenidade foi iniciada por uma mesa de abertura composta por representantes de entidades e indivíduos que discutiram o crescimento e importância da aliança com o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem.

A composição:

MESA DE ABERTURA
Secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania General Décio dos Santos Brasil
Pró-Reitora de Pós-graduação e Pesquisa – UFRJ Profª Denise Maria Guimarães Freire
Decana do Centro de Ciências  Matemáticas e da Natureza – CCMN Prof. Cassia Curan Turci
Diretor do Instituto de Química Prof Claudio José de Araujo Mota
Coordenador do LADETEC/IQ/UFRJ – Prof Francisco Radler de Aquino Neto
Coordenador do LBCD Prof Henrique Marcelo Gualberto Pereira
Diretor Técnico Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD)  André Valentim Siqueira Rodrigues
Gerente de Educação e Prevençao ao Doping (COB) Christian Trajano

Mesa de Abertura formada por autoridades e referências nos 30 anos de atividade do LBCD

Em seguida, o coordenador-geral do LBCD, professor-doutor Henrique Gualberto Pereira, fez uma apresentação onde detalhou a história do laboratório diante de seus convidados. Durante o processo, celebrou as parcerias nesses longos anos de jornada e as homenageou com placas comemorativas pela inabalável confiança e relacionamento estabelecido.

O Coordenador-Geral do LBCD relembra a história do laboratório desde sua fundação

A entrega das placas comemorativas foi um momento de celebração durante o evento. A homenagem foi recebida com muita emoção pelos homenageados que reforçaram seu comprometimento junto a parceria do LBCD. Os homenageados foram:

Homenageado Quem entregou a homenagem
Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo (LABEIM)
Representantes: Prof. Cesário Oliveira e Profa. Maria Lucia Oliveira Fundadores do LABEIM
Profa. Luciana Pizzatti
Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
Representante: Maria José Machado Borges da Fonseca Secretária da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF
Sra. Amanda Lessa
Sra. Maria José Machado Borges da Fonseca Secretária da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF Sra. Fátima Esteves
Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB)
Representante: Prof. Luis Afonso Henriques Mariz Secretário Geral da Fundação Universitária José Bonifácio
Sra. Viviane Aquino
Sra. Regina Célia Alves Soares Loureiro Ex Pro Reitora de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças- PR6 Dra Nadia Pereira
Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem
Representante: Tenente Coronel André Valentin (Diretor de Operações da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem)
Profa. Monica Padilha
Marco Aurélio Klein Ex-Secretário da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Prof. Francisco Radler de Aquino Neto
Prof. Carlos Levy Ex-Reitor da UFRJ gestão 2011-2015 Prof. Francisco Radler de Aquino Neto
Profa. Ângela Uller Diretora de Tecnologia e Inovação da COPPE/UFRJ Dra. Nádia Pereira
Prof. Cassia Curan Turci Decana do CCMN e Ex-Diretora do IQ/UFRJ Profa. Monica Padilha
Eng. Marcio Escobar Ex -Diretor do Escritório Técnico da Universidade Eng. Maria Ieda Costa Diniz
O Coordenador do LADETEC, Francisco Radler, entrega homenagem ao Ex-Reitor Carlos Levy

A solenidade foi seguida por um coquetel onde os participantes puderam confraternizar e conversar sobre os 30 anos de história do antes LAB DOP, hoje consolido, LBCD.