LABORATÓRIO BRASILEIRO DE
CONTROLE DE DOPAGEM

SOBRE

O LBCD constitui um amplo espaço acadêmico, com modernas instalações e equipamentos de última geração destinados à formação de profissionais de excelência. Além das diversas linhas de pesquisa desenvolvidas, o LBCD realiza análises destinadas ao controle de dopagem, fundamental na promoção da ética desportiva e condições de igualdade entre competidores.
Responsável pelo controle de dopagem das Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016, Jogos Pan-Americanos 2007 e de outros eventos, é o único laboratório no Brasil acreditado pela Agência Mundial Antidopagem (WADA-AMA).

Desenvolvimento de métodos

Desenvolvimento de métodos para detecção de agentes dopantes, com ênfase nas técnicas de espectrometria de massas, cromatografia e ensaios biológicos.

Metabolismo de Xenobiontes

Busca de melhores alvos analíticos, observando padrões metabólicos estabelecidos e utilizando modelos alternativos ao humano.

Controle de Dopagem

Realiza análises em urina e sangue de atletas brasileiros e internacionais em busca de substâncias e métodos proibidos definidos pela "Prohibited List" da Agência Mundial Anti-dopagem (WADA-AMA).

Estudo de Perfil

Avaliações estatísticas das concentrações urinárias e sanguíneas de hormônios ou biomarcadores para estabelecimento de limites de decisão para administrações exógenas.

GALERIA

Completo. Gigante. Único.
Conheça mais sobre nossos laboratórios associados.

Coordenação

Henrique Marcelo Gualberto Pereira

Coordenador do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD - LADETEC / IQ - UFRJ), laboratório acreditado pela World Antidoping Agency (WADA). Possui Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Química - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química Analítica e Toxicologia Analítica, com ênfase em controle de dopagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Dopagem no esporte, cromatografia gasosa, cromatografia líquida, análise de resíduos em matrizes biológicas e Espectrometria de Massas e análise de proteínas por ensaios biológicos. Em 2008 tornou-se membro afiliado da World Association of Anti-Doping Scientists (WAADS). Pesquisador Nível 2 (CNPq - 2010 a 2016). Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ - entre 2012 e 2015). 

 

 

 

 

Monica Costa Padilha

Vice-Coordenadora do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD - LADETEC / IQ - UFRJ), laboratório acreditado pela World Antidoping Agency (WADA)Possui Doutorado em Química Orgânica pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Farmacêutica formada pela UFRJ (2003). Atualmente, é Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da UFRJ. Tem experiência na área de análise de resíduos, fármacos e / ou metabólitos em fluidos biológicos e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. Desde 2005, atua como responsável pela análise de agentes anabólicos no Laboratório de Controle de Dopagem (LBCD) do Instituto de Química da UFRJ.